quarta-feira, 20 de abril de 2011

Propriedades de alguns óleos essênciais

Propriedades dos óleos essenciais:

-alecrim; é estimulante, fortificante, refrescante, digestivo, anti-séptico, diurético, analgésico e aumenta a pressão arterial. Atua positivamente em casos de esgotamento e fraqueza mental, preguiça e desânimo.

- benjoim; ajuda a aquecer e relaxar, além de ser expectorante, anti-séptico, antiespasmódico, diurético e atuar positivamente em casos de esgotamento emocional e tristeza.

- bergamota; tem propriedades estimulante, refrescante, relaxante, anti-séptica, antiespasmódica, digestiva, expectorante, analgésica e atua positivamente em casos de depressão, medo, estresse e tensão pré-menstrual.

- calêndula; é cicatrizante, antiinflamatória e digestiva, também atua positivamente em casos de ansiedade.

- camomila; refrescante, relaxante, digestiva, antiespasmódica, diurética, antiinflamatória além de ser satisfatório em casos de depressão, estresse, irritabilidade e ansiedade.

- cânfora; estimula e aquece o coração e os sistemas respiratório e circulatório age como um anti-séptico, combate câimbras e atua positivamente em casos de depressão e insônia.

- cedro; anti-séptico, diurético, calmante, expectorante, também age de forma satisfatória em casos de depressão, medo e ansiedade.

- cipreste; relaxante e refrescante, ajuda a estancar o sangue e tem ação antiespasmódica, vasoconstritora e analgésica. É ótimo para casos de irritabilidade, nervosismo e inquietação.

- erva-doce; calmante, tem ação anti-séptica, antiespamódica, digestiva e diurética.

- gerânio; refrescante e relaxante, atua como analgésico, adstringente, expectorante, diurético e tonificante.

- hortelã; é extremamente refrescante,com ação anti-séptica, analgésica, adstringente, antiespasmódica, digestiva e vermífuga.

- jasmim; relaxa, acalma, tem ação anti-séptica, antiespasmódica além de ser afrodisíaco.

- lavanda; é refrescante, relaxante e tem ação analgésica e anticonvulsiva.

- manjericão; tem ação estimulante, refrescante, anti-séptica e antidepressiva.

- manjerona; aquece, fortifica e tem ação analgésica, digestiva e sedativa.

- mirra; é refrescante, tonificante, adstringente e estimulante pulmonar.

- patchuli; é relaxante, antidepressiva, afrodisíaca, cicatrizante, desodorante, sedativa e tônica.

- rosa: é calmante, antidepressiva, adstringente, afrodisíaca, depurativa e sedativa, além de ser tônico cardíaco, estomacal e hepático.

- sândalo; é relaxante, antidepressiva, afrodisíaca, adstringente, expectorante e sedativa.

- eucalipto; possui ação descongestionante, depurativo, diurético, expectorante, analgésico, anti-séptico, cicatrizante. Atua em casos de falta de atenção e de concentração, conferindo mais amplitude mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Transmute-se!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.