quarta-feira, 13 de julho de 2011

Bastão que fala


O  bastão que fala é um instrumento utilizado há muito tempo pelas tribos indígenas norte-americanas. Trata-se de um pedaço de galho consagrado, o qual quando segurado por alguém, esta pessoa terá a oportunidade de apresentar o seu “sagrado” ponto de vista.
Era utilizado durante as reuniões de conselhos das tribos, onde se discutiam assuntos de interesse e importancia para todos, favorecendo as decisões democráticas, de maneira justa e imparcial.
A utilização do bastão que fala em momentos oportunos do nosso cotiano, nos traz o aprendizado acerca da importancia sobre o saber ouvir ou calar-se e nos dá a oportunidade de aprendermos com as experiências alheias, e para que após filtrar os ensinamentos mais úteis, possamos colocá-los em prática em nossa vida diária.

O hábito de saber ouvir e a respeitar o ponto de vista alheio era transmitido as crianças indigenas apartir dos três anos.
Algumas tribos utilizavam a mesma dinâmica, substituindo o bastão pelo cachimbo sagrado, por uma concha sagrada ou outro instrumento sagrado. Qualquer que seja o objeto, ele deve carregar o respeito pela liberdade de expressão e deve garantir aquele que fala que tem a liberdade e poder para dizer o que está em seu coração sem medo de represálias ou humilhação.
Deve ser tratado como um instrumento de poder, confeccionado em ritual. Ao confeccioná-lo pode-se utilizar elementos de acordo com a intuição ou utilizando elementos que tragam os simbolismos desejados (cores das direções, pedras, penas, etc.)
Esta dinâmica também nos ensina a ouvir  com empatia, nos colocando no lugar do outro e nos mantendo receptivos, para que ocorra o verdadeiro entendimento. Isso não significa que concordamos com o outro, mas apenas que estamos nos esforçando para entender os sentimentos e informações transmitidos.
Como utilizar o bastão que fala:
- As pessoas sentam-se em círculo para que possam ficar de frente umas para as outras
- A pessoa mais velha segura o bastão até que termine de expor o seu ponto de vista; Só é permitido falar quem estiver segurando o bastão nas mãos e estiver disposto a dizer a verdade e transmitir conhecimentos.
- Uma pena de resposta também poderá ser utilizada, para caso a pessoa que estiver com o bastão deseje fazer uma pergunta a outra do grupo. Aquele que fez a pergunta permanece com o bastão e aquele que irá responder segurará a pena.
- Aquele que está com o bastão que fala não deverá ser interrompido, até que encerre e passe o bastão ao próximo.
- Após todos terem segurado o bastão e terem tido a oportunidade de falar, a cerimônia é encerrada.
Devemos sempre estarmos atentos na utilização de nossas palavras como veículo de poder. Quem está com o bastão em mãos, tem o poder sagrado das palavras e deve sempre ter em mente que o Grande Espírito ouve as mensagens dos nossos corações, assim como as nossas palavras.
Carregamos dentro de nós uma faísca sagrada do Grande Espírito e, portanto, o sagrado também está em nós. Ao sentir que não será possível honrar o bastão que fala com suas palavras,  deve se abster de usá-lo para não desonrar a si mesmo e ao sagrado que reside em seu interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Transmute-se!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.